A maior dificuldade enfrentada durante o início no MTB é relacionada à falta de preparo (físico e técnico) para encarar uma trilha. Enquanto na bicicleta de estrada é possível realizar treinos sozinho, o MTB exige uma companhia (por questões de segurança, seja na ocorrência de um acidente ou na prevenção de assaltos), o que, consequentemente, te encoraja a se juntar a um grupo.

Dentro dos grupos encontramos pessoas com diversos níveis técnicos e/ou físicos. Assim, se estamos iniciando e entramos em um grupo mais intermediário e avançado, nos sentimos deslocados e “atrapalhando o grupo”, “atrasando o pedal”. E é aqui, nesse ponto, que muitos desistem.

Chegar à um bom condicionamento físico e técnico envolve treinos, dedicação e frequência. Quando sentimos que estamos atrapalhando, temos o péssimo hábito de querer “poupar os outros” e nos “deprimirmos”. E o iniciante ainda corre o risco de ouvir “Fulano vai na trilha? Vish! Então, vai demorar!”, “Não sei porque você veio. Você sabe que não dá conta!”, “Olha, é melhor você não ir nessa trilha não. Você tá começando agora, é meio puxada, melhor não arriscar!”.

A falta de incentivo e o desestímulo faz com que muito iniciantes acreditem que não são capazes de evoluir. Além disso, muitas das vezes, nos falta uma orientação, alguém que nos dê dicas, ajude ou ensine o melhor caminho, o melhor jeito. Os mais resistentes acabam aprendendo na raça ou arcam com as consequências de estarem fazendo algo errado.

Por sorte, podemos ser bem recepcionados em alguns grupos, mas sempre há aqueles que passaram por situações em que todos, sem exceção, ficaram esperando: “descer empurrando”, “subir empurrando”, “andar empurrando”, “voltar a respirar normalmente”, etc.

Ninguém chegou ao nível avançado sem antes ter passado pelo iniciante (algumas pessoas se esquecem disso com o tempo).

E foi baseado nessas experiências e nas conversas que tivemos com pessoas em situações semelhantes que decidiu-se criar um grupo diferente onde o iniciante será sempre bem vindo e estimulado a evoluir com ciclista e companheiro de pedal.

Se você deseja superar seus limites, seu lugar é aqui!

Seja muito bem-vindo.

 

ROSEANA LIMA – CREF 13.637 G-DF
Formada em Educação Física pela Universidade de Brasília
Atleta Amadora de Mountain Bike e Ciclismo de Estrada
Strava:
https://www.strava.com/athletes/2092824

TÍTULOS CONQUISTADOS:
ANO 2016:
Campeã do Ranking Geral da Copa Formosa de MTB – Categoria Master Feminino
XCO 2ª Etapa Copa Formosa de MTB: 4º Lugar Master Feminino
XCM Etapa Final Copa Formosa de MTB 100km: 1º Lugar Categoria Master Feminino
3º XCP Trilha dos Tonéis: 4º Lugar – Categoria Turismo Feminino
XCM 1º Desafio Flona: 1º Lugar Categoria Segurança Pública Feminina
XCM/XCO 5º Estradão Trilha Brejinho Unaí/MG - 5º Lugar – Categoria Open Feminino

 

ANO 2017

XCM 3º Desafio Kamika-Z de MTB – 5º Lugar - Categoria Dupla Mista

 

#noexcuses na trilha

O #NoExcuses na Trilha acontece duas vezes no mês, seguindo calendário divulgado na última semana do mês subsequente, com trilhas de dificuldade fácil, fácil/média, média e média/difícil (vide classificação).

A escolha é feita levando em consideração o condicionamento dos participantes, terreno e o grau de dificuldade técnica, buscando o  aprimoramento dos ciclistas, aproveitando as paisagens, cachoeiras, rios, flora e fauna encontradas na Região de Brasília e Entorno.

 

 
 

Classificação Técnica

 

Parceiros

 

Roseana Lima
Coordenadora e Responsável técnico
CREF 13.637-G/DF

Tel/Whatsapp: +55 (61) 98441-8281 

Brasília/DF

Dúvidas e Sugestões

  • @noexcusesmtbdf
  • NoExcuses MTBDF
  • Strava
  • NoExcuses MTBDF
  • Google+ Social Icon

© 2023 by Fitness Coach. Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Strava
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now